Mola de Compressão, Paralela, Cônica, Bi-cônica, Convexa, Retangular
A mola de compressão é considerada o tipo mais comum de todas. Possui uma ampla gama de aplicações e podem ser encontradas em quase todos os tipos de produtos mecânicos, como por exemplo: amortecedores, válvulas, componentes de fechadura, interruptores elétricos, compressores etc.. Nossas molas de compressão estão disponíveis em diferentes tipos de materiais para os mais variados mercados. Oferecemos uma grande variedade de molas de compressão, diâmetros, comprimentos e variações de cargas. Entre em contato conosco e informe a sua necessidade.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS DA MOLA DE COMPRESSÃO
É considerada mola helicoidal de compressão toda mola que recebe a aplicação de uma força que a comprime até determinada altura; após o alivio dessa carga aplicada, a mola de compressão retorna a sua altura original sem deformações. É o que chamamos de “efeito mola” ou movimento elástico
TIPOS DE MOLA DE COMPRESSÃO
1- MOLA DE COMPRESSÃO PARALELA: o diâmetro da mola é o mesmo nas extremidades e no corpo da mola. É a mais comum e possui diversas aplicações.
A constante da carga nesse tipo de mola não varia e a carga é proporcional a cada milímetro. Pode ter as extremidades retificadas ou não.
2- MOLA DE COMPRESSÃO CÔNICA: o diâmetro da mola é menor em uma das extremidades. A constante da carga nessa mola aumenta conforme a mola é comprimida. Pode ter as extremidades retificadas ou não.
3- MOLA DE COMPRESSÃO BI-CÔNICA: o diâmetro da mola é menor nas extremidades, comparado ao diâmetro no corpo. Essa mola aguenta cargas mais pesadas em suas extremidades e mais leves quando trabalha na altura do diâmetro maior no corpo. Pode ter as extremidades retificadas ou não.
4- MOLA DE COMPRESSÃO CONVEXA: o diâmetro da mola é maior nas extremidades comparado ao diâmetro no corpo da mola. Pode ter as extremidades retificadas ou não.
5- MOLA DE COMPRESSÃO RETANGULAR: o arame usado para o enrolamento dessa mola possui perfil retangular ou quadrado, e é usada quando é necessária muita carga em pouco curso de compressão.
DIMENSIONAMENTO DA MOLA DE COMPRESSÃO
1- Sentido do enrolamento: as molas podem ter o arame enrolado para a direita (horário) ou para a esquerda (anti-horário);
2-Espiras: cada volta completa do arame é denominada de espira.
As espiras abertas são as ativas, pois é sobre elas que é feito o trabalho.
As espiras fechadas não são ativas, geralmente ficam nas extremidades das molas para manterem o seu esquadro. Podem existir molas com as extremidades abertas ou fechadas;
3- Vão: é o espaço livre entre duas espiras;
4- Passo: é a distância entre o centro de duas espiras. Pode ser calculado: vão + 1 x o diâmetro do arame;
5- Altura Livre (L0): altura da mola sem ser comprimida;
6- Diâmetro externo (De): medida do diâmetro do lado externo da mola;
7- Diâmetro médio (Dm): medida do diâmetro medindo-se na metade do arame de cada lado da mola;
8- Diâmetro interno (Di):medida do diâmetro do lado interno da mola;
9- Altura de bloco (Lbl):altura obtida na compressão total da mola, quando todas as espiras estão encostadas;
10- Curso da mola (S): é o deslocamento da mola quando sofre a aplicação de determinada carga (P). É o quanto a mola precisa ser comprimida;
11- Constante elástica (c): é a relação entre a carga e o deslocamento da mola (c = P/S). Por exemplo: kgf/mm;
12- Altura de carga (L): é a altura da mola na carga determinada (P). É a altura em que a mola vai trabalhar para atender a carga solicitada.
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